sexta-feira, 23 de julho de 2010

Costa Algarvia



A costa algarvia estende-se ao longo de mais de 150 km desde da fronteira espanhola a leste até à Costa Vicentina a oeste. Mais de 70% da costa é considerada reserva natural, que abriga milhares de pássaros migratórios na primavera e no outono.



O cenário da costa vai-se alterando à medida que viaja ao longo dela: no Sotavento algarvio, as dunas e lagoas dominam o cenário. As praias do centro do Algarve são protegidas por falésias pitorescas e o Barlavento algarvio oferece vistas dramáticas de rochas e grutas escondidas, formadas pela ondulação do Oceano Atlântico.
in "http://www.algarve-portal.com/pt"

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigos ou inimigos



É fácil adquirir um inimigo; difícil é conquistar um amigo.
(Midrax, Pentat 845)

Arame farpado


Na vida, nem tudo o que existe está ao nosso alcance, muitas das vezes existem arames farpados que nos impedem de podermos desfrutar do melhor que a vida tem para nos dar.

sábado, 10 de julho de 2010

Reflexo da modernidade


Na foto temos o reflexo da modernidade, de um dos espaços verdes da Cidade da Guarda.

sábado, 3 de julho de 2010

Foz Rio Minho


O Minho (em espanhol e em galego Miño) é um rio internacional que nasce a uma altitude de 750 m na serra de Meira, na Comunidade Autónoma da Galiza e percorre cerca de 300 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico a sul da localidade da Guarda (Espanha) e a norte de Caminha (Portugal). Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso, entre Melgaço e a foz, o Minho serve de fronteira entre Espanha e Portugal.

Entre a nascente e a foz, o rio Minho passa por Lugo, Ourense, Melgaço, Monção, Tui, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha.

in "http://pt.wikipedia.org"

Caminha


Caminha, uma terra bonita e calma, noutros tempos era um ponto estratégico militar português na luta contra castelhanos e leoneses. A parte antiga estava dentro da muralhas. Na foto temos a majestosa Igreja Matriz, de 1428.

Era também um ponto de controle, na circulação de barcos na foz do Rio Minho.

Durante a 2ª Invasão francesa, em Fevereiro de 1809, Caminha foi atacada pelas tropas do Marechal Soult. A ajuda do povo às poucas tropas do tenente-coronel Champalimaud, impediu os franceses de entrar em Caminha. Uma defesa que constitui uma página brilhante de estratégia militar.