domingo, 27 de dezembro de 2009

Azevinho



O azevinho (Ilex aquifolium) é um arbusto de folha persistente,planta muito procurada por ocasião do Natal para decoração.
É um arbusto de crescimento muito lento, atingindo em adulto de quatro a seis metros de altura. Alguns pés chegam a formar autênticas árvores. Pode viver 100 anos ou mais.
As folhas alternas, inteiras, possuem um pecíolo curto e um limbo de 5 a 7 cm de comprimento, coriáceo, de forma geral ovalada e bordo ondulado e espinhoso, por vezes liso em indivíduos idosos. De um verde brilhante escuro na face superior, mais claras na face inferior, possuem espinhos afiados. As folhas persistem em geral três anos. A casca do tronco é cinzenta clara e lisa. Existem também azevinhos com folhas bicolores ou variegadas, geralmente verde e branco ou verde e creme.
Os frutos não são comestíveis, chegando mesmo a serem tóxicos.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Urtigas



Desde a Idade Média que as folhas são utilizadas na culinária. A acção urticante das folhas desaparece após doze horas da planta ter sido colhida, ou após fervura, pelo que as folhas jovens de urtiga podem ser consumidas cruas em salada, em omeletas, em sopas ou simplesmente cozidas, como os restantes legumes, rica em Vitaminas, ferro, proteínas, acido salicílico.
Indicações terapêuticas: Artrite, gota, furunculose, úlceras, sarampo, hemorróidas, resfriados, inflamações da garganta, auxilia no funcionamento do fígado, vesícula biliar e intestinos; quedas de cabelo e caspas.
As plantas podem ainda ser usadas como forragem para o gado, e as fibras extraídas dos seus eixos, à semelhança do que acontece com as fibras de linho, podendo ser utilizadas para o fabrico de roupas e cordas.

Azeitona no Douro



Na Zona do Douro ainda hoje se tem a tradição de colher a azeitona à vara.

Santa Bebiana



Em Caria, continuam a celebrar-se as festividades dedicadas a "Santa Bebiana", considerada pelo povo como a padroeira das mulheres bêbadas

A Festa de "Santa Bebiana" representa uma das muitas celebrações de carácter pagão, proibidas pela Igreja, cujas remotas raízes populares acabaram aos poucos por se perder.

Mas em Caria, sendo certo que deixaram de realizar-se durante umas dezenas de anos, continua a chocalhada, os dois bonecos que representam São Martinho e "Santa Bebiana", o cortejo, o pipo, a procissão pagã improvisada e o sermão que não fugindo ao tema ou elegia do vinho, acaba em zombarias.

Seguem-se os "comes e bebes", uma grande patuscada colectiva oferecida a quem desejar participar.

Viva a Santa

Padre Abreu



Mitica personagem, da festa de Santa Bebiana na localidade de Caria.

Boas Festas