sábado, 18 de dezembro de 2010

Avançar ou parar?


Nem sempre quando o semáforo está verde, podemos avançar sem qualquer preocupação, o gelo e a neve são elementos de risco para quem circula nas vias públicas,

Um amanhecer na Cidade da Guarda


Um amanhecer na Cidade da Guarda, que nesta altura do ano se vai vestindo de branco, crinando cenários magníficos.

Jeropiga Santa Bebiana


Que bem sabe, estar num ambiente quentinho, e poder desfrutar neste tempo de tanto frio, de um copo de jeropiga "Santa Bebiana" ,Uma excelente escolha para dois dedos de conversa.

sábado, 20 de novembro de 2010

Flutuar no Outono

Lanchester

Lanchester Motor Company era uma fabricante de automóveis com sede em Birmingham, Inglaterra. Operou entre 1895-1955. Os direitos do Lanchester pertencem agora à Tata Motors da Índia.



Lanchester Dez (1935)

Em 1931 a empresa fundiu-se com os britânicos Daimler. A nova primeira oferta, ainda desenhada por George Lanchester, foi o Dezoito com travões hidráulicos. Os Dez de 1933 foi uma versão de luxo da BSA 10 de cilindrada 1141, gasolina, cerca de 12.250 carros vendidos.


Radiomodelismo

Radiomodelismo na Beira Alta.


O espectáculo do RC está junto da Cidade mais alta de Portugal.



A pista de Maçainhas, recebe regularmente provas do campeonato nacional e europeu.

domingo, 31 de outubro de 2010

Romã



A romã possui casca lisa e fina, mas resistente, de toms verdes, amarelos e vermelhos.
O seu interior é constituído por aglomerado de pequenas bolsas rosadas.

Rica em água, a romã é muito pobre em proteínas e gordura. Fornece cerca de 14g de hidratos de carbono e 56Kcal por cada 100g. Contém ainda fibras alimentares, vitaminas (nomeadamente, a C) e alguns minerais, como o ferro.

Quando o fruto se encontra bem maduro, a casca geralmente estala e facilmente se abre. Quando isso não acontece, deve-se partir-se com a ajuda de uma faca. Depois, há que retirar os bagos com algum cuidado para não serem esmagados e ei-los prontos para consumir.

A tarefa de as descascar não é propriamente das mais fáceis. Mas quando estiveres em dia de paciência, a nossa sugestão é que descasques e logo uma boa quantidade. Depois poderás facilmente congelá-las e ao longo de todo o ano ir acrescentando às tuas saladas de legumes ou frutas este toque de fantasia.

Knight Rider


Knight Rider ( O Justiceiro) quem não se lembra? Esta série de televisão iniciou-se em setembro de 1982 e se encerrou em maio de 1986, totalizando 4 temporadas e 84 episódios produzidos.

Sua primeira exibição em Portugal foi na RTP. Michael Knight, um tipo de cavaleiro medieval mas nos dias actuais, que conduzia um carro com avançada tecnologia e personalidade própria, a partir do desenvolvimento de uma inteligência artificial. Os episódios mostravam a luta contra o crime, equipado com as mais avançadas armas.

A série teve imenso sucesso junto do público, muito devido ao carácter inovador de colocar um carro como personagem, dando também a conhecer ao mundo David Hasselhoff.

Terceira geração (1982-1992)

O Pontiac Firebird foi construído pela Pontiac divisão da General Motors, entre 1967 e 2002. Eles criaram uma plataforma moderna, de modo que quando a tecnologia de motores avançados, eles teriam um pacote bem balanceado com a aceleração, travagem, manuseio e aerodinâmica. Por enquanto, eles teriam de classe mundial e aerodinâmica, manuseio e excelente economia de combustível. (Mal sabiam eles que, em 1989 seria o American car mais rápido do mercado, um Firebird).

Na foto temos um Pontiac Firebird de 1983, Two door, a gasolina e com 4766 de cilindrada.


domingo, 10 de outubro de 2010

sossego maravilhoso




Que bom, é poder disfrutar, de um sossego maravilhoso destes.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Noite em Marialva

Marialva, guarda a memória de um passado bem mais importante do que à primeira vista parece deixar antever a quem a visita.

Marialva é sem dúvida um sitio a visitar, nesta aldeia podemos reavivar as como era Marialva nos séculos passados. É pena que o interior das muralhas apesar de estar preservado, na minha opinião devia ser alvo de uma intervenção ao ponto de dar vida a tão belo local.


Marialva encontra-se construída numa zona rochosa, a 580 metros de altitude.

Esta povoação foi arrancada do domínio muçulmano, em 1063 quando o rei D. Femando Magno.

Todavia, a degradação destas terras e a diminuição da sua importância começou a acentuar-se a partir do século XVIII, tendo vindo a ser extinto como concelho em 24-10-1855 e incorporado no concelho da Mêda em 1872.

A pouco e pouco a povoação intramuros (dentro das muralhas) começa a sair e as habitações caem em ruínas. Dentro das muralhas são ainda visíveis monumentos significativos, tais como a Igreja, a Casa da Câmara, a cadeia e o pelourinho.



Lua escondida

domingo, 26 de setembro de 2010

Ponte de Lima



No coração do Vale do Lima, a beleza da vila mais antiga de Portugal esconde raízes profundas e lendas ancestrais. Foi a Rainha D. Teresa quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte.



Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geo-estratégica de Ponte de Lima, mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.



A ponte, que deu nome a esta nobre terra, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, atendendo a ser a única passagem segura do Rio Lima, em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média. Referência obrigatória em roteiros.



Em Ponte de Lima nasceu o Turismo de Habitação por ser aqui que se encontra o maior conjunto, notável pela eloquência e exuberância, de solares barrocos do país.



Ponte de Lima, associada ao famoso Vinho Verde.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Solar de Bertiandos



Importante solar minhoto, do século XVI,a poucos km de Ponte de Lima, a construção do Solar revela características maneiristas, apresentando uma imponente e nobre escadaria no exterior. O conjunto arquitectónico é composto ainda por uma capela do século XVIII.

Espigueiros



Construções que também podem adoptar o nome de canastros em algumas zonas do país,existem vário tipos de construções, no entanto todas elas servem para armazenar o milho ao mesmo tempo que o protegem da humidade e dos roedores. Na sua construção são utilizados vários tipos de materiais, variando a sua arquitectura conforme a região em que se insere.Este espigueiro do Minho, é construido em granito na sua base,o resto é feito de madeira. Existem alguns que possuiem uma cruz em granito, procurando assim a ajuda divida para as colheitas.

domingo, 12 de setembro de 2010

Arte



As igrejas estão repletas de arte, nesta minha foto captei uma perspectiva diferente de um candeeiro de cristais.

Praia da Foz do Rio Minho



Um bom sítio para fazer as caminhadas tanto pela manhã como pelo fim do dia, a tranquilidade e beleza do local, são fortes atractivos, em relação à água esta é um pouco fria para banhos, no entanto e quando o calor aperta lá vai um mergulho, mas cuidado com as correntes marítimas.



A Ínsua, é uma ilha portuguesa que se situa na foz do Rio Minho, na fronteira norte entre Portugal e Espanha.

É uma ilhota granítica, com uma extensão de aproximada de 400 metros,

Periodicamente é possível fazer a pé a ligação entre a costa e a Ínsua.

A Ínsua esteve por diversas vezes ligada à costa, datando de 1575 a 1ª ligação documentada, repetindo-se em 1582, 1629, 1708, 1895 e 1947.

Ocupando a sua grande parte, nela se encontra o Forte da Ínsua, classificado pelo IPPAR, como Monumento Nacional.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

3.ª Invasão Francesa



A 3.ª Invasão Francesa


Uma terceira invasão francesa do território português teve início em 1810, sob o comando do Marechal André Masséna. Penetrando pela região Nordeste de Portugal, conquistou a Praça-forte de Almeida (Agosto).



Na fronteira, marchando em seguida sobre Lisboa. Interceptado pelas forças luso-britânicas, foi derrotado na batalha do Buçaco (27 de Setembro). Reagrupando as suas forças, retomou a marcha, flanqueando as tropas luso-britânicas e forçando-as a recuarem para defender a capital. Os franceses atingiram as Linhas de Torres a 14 de Outubro, erguidas na previsão dessa eventualidade e onde as tropas luso-britânicas os aguardavam desde o dia 10, retirando-se, derrotados, ao final do dia seguinte.

in "http://pt.wikipedia.org"

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Boby



Até o Boby ficou com pena, de não ter tido a oportunidade de ir dar um pé de dança, no baile do festival das tradições em Muxagata (Foz Côa).
Teve que assistir à festa pela sua janela, passou todo o dia e toda a noite a corujar, até faz lembrar algumas pessoas que conheço.
hihiih

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Baixo Alentejo


Paisagem típica do Baixo Alentejo.

Mértola

Mértola é uma cidade dominada pelo Castelo construído pelos Mouros, com um torreão do século XIII.



Em Mértola, verificam-se conjuntos museológicos do Período Romano e da Época Islâmica.



A vila encontra-se situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana, imediatamente a montante da confuência da ribeira de Oeiras.

domingo, 22 de agosto de 2010

Migração das aves



Algumas aves mudam de região na época de inverno, à procura de regiões mais quentes.

Parece evidente que um dos factores relacionados com a migração das aves é o da abundância ou escassez de alimento. Em muitas regiões do globo, a sua alimentação escasseia durante certas épocas do ano. A maioria das aves morreria se permanecesse nestes locais. É a situação verificada nas regiões com invernos muito rigorosos. Durante esta época, as aves migram para regiões mais amenas com maior abundância alimentar, retornando na Primavera quando o clima e os recursos alimentares lhes são de novo favoráveis.

Por sua vez, as espécies não migradoras são espécies capazes de sobreviver com os recursos alimentares disponíveis nesta época. Com a descida acentuada das temperaturas no Inverno, os insectos escasseiam; é por esta razão que a maioria das aves insectívoras migram.

Castro Verde


Marcada pela exploração mineira e pastorícia.

O concelho de Castro Verde é atravessado pela Faixa Piritosa Ibérica, que se caracteriza pela formação de ocorrências metálicas de fácil exploração, onde abundam o cobre, a prata, o estanho e o ouro. As escavações realizadas no couto mineiro de Neves-Corvo, ou os diversos achados ocasionais referenciados em locais como o Castelo de Montel, são bem a prova da riqueza deste território já profundamente conhecido pelos povos mediterrânicos ainda antes do advento dos “romanos”.

A proximidade do porto fluvial de Mértola e a importância que as minas de Aljustrel têm para as receitas imperiais, fazem de toda esta região um território particularmente romanizado que poderá estar na origem do nome de Castro Verde, eventualmente um espaço utilizado como acampamento militar.

domingo, 15 de agosto de 2010

O amor-perfeito



Esta planta não é como o amor, pois exige poucos cuidados. É encontrada em duas famílias, a das Violáceas e a das Scrophularcáceas.

O amor-perfeito é uma planta de ciclo anual, que atinge altura entre 20 e 25 cm, caracterizada por caule curto e ramificado, com folhas lisas, cerosas e denteadas. São cultivadas em canteiros férteis, de boa drenagem, no entanto úmidos e a pleno sol. Preferem clima ameno.

Florescem quase o ano inteiro. principalmente durante o inverno e primavera. São flores geralmente violetas e rosas, podendo apresentar também várias cores.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Costa Algarvia



A costa algarvia estende-se ao longo de mais de 150 km desde da fronteira espanhola a leste até à Costa Vicentina a oeste. Mais de 70% da costa é considerada reserva natural, que abriga milhares de pássaros migratórios na primavera e no outono.



O cenário da costa vai-se alterando à medida que viaja ao longo dela: no Sotavento algarvio, as dunas e lagoas dominam o cenário. As praias do centro do Algarve são protegidas por falésias pitorescas e o Barlavento algarvio oferece vistas dramáticas de rochas e grutas escondidas, formadas pela ondulação do Oceano Atlântico.
in "http://www.algarve-portal.com/pt"

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigos ou inimigos



É fácil adquirir um inimigo; difícil é conquistar um amigo.
(Midrax, Pentat 845)

Arame farpado


Na vida, nem tudo o que existe está ao nosso alcance, muitas das vezes existem arames farpados que nos impedem de podermos desfrutar do melhor que a vida tem para nos dar.

sábado, 10 de julho de 2010

Reflexo da modernidade


Na foto temos o reflexo da modernidade, de um dos espaços verdes da Cidade da Guarda.

sábado, 3 de julho de 2010

Foz Rio Minho


O Minho (em espanhol e em galego Miño) é um rio internacional que nasce a uma altitude de 750 m na serra de Meira, na Comunidade Autónoma da Galiza e percorre cerca de 300 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico a sul da localidade da Guarda (Espanha) e a norte de Caminha (Portugal). Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso, entre Melgaço e a foz, o Minho serve de fronteira entre Espanha e Portugal.

Entre a nascente e a foz, o rio Minho passa por Lugo, Ourense, Melgaço, Monção, Tui, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha.

in "http://pt.wikipedia.org"

Caminha


Caminha, uma terra bonita e calma, noutros tempos era um ponto estratégico militar português na luta contra castelhanos e leoneses. A parte antiga estava dentro da muralhas. Na foto temos a majestosa Igreja Matriz, de 1428.

Era também um ponto de controle, na circulação de barcos na foz do Rio Minho.

Durante a 2ª Invasão francesa, em Fevereiro de 1809, Caminha foi atacada pelas tropas do Marechal Soult. A ajuda do povo às poucas tropas do tenente-coronel Champalimaud, impediu os franceses de entrar em Caminha. Uma defesa que constitui uma página brilhante de estratégia militar.