quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Peugeot 504



Peugeot emblemático, o 504 fez a sua estreia pública em 12 de setembro 1968 no Salão de Paris.

O 504 foi o Carro Europeu do Ano em 1969, elogiado por seu estilo, qualidade, chassis, a visibilidade, motor forte e requinte.

Modelos disponíveis:

* 504 Sedan (4 Portas) * 504 Sedan Injection (4 Portas)
* 504 Coupé (2 Portas) * 504 Cabriolet (2 Portas)
* 504 Wagon de 5 Portas * 504 Sedan Injection de 4 Portas
* 504 Sedan Diesel de 4 portas * 504 Injection Coupé
* 504 Injection Cabriolet de 2 Portas

Em 1980, o Peugeot 504 recebeu a pior pontuação no Crash-Test da NHTSA nos E.U.A.

Peugeot 504 saiu de produção na Europa por volta em 1979, com o lançamento do Peugeot 505, e o último exemplar europeu saiu da linha de produção em 1983, embora que a Picape ficasse disponível na Europa até 1993.

O 504 também foi produzido no Quénia até 2004 e na Nigéria até 2006, quando parou de fabricar kits de peças do Peugeot 504 na França. O 504 ainda está disponível novo na Nigéria até 2008.

Mais de três milhões 504s foram produzidos na Europa, terminando em 1983. A produção continuou na Nigéria e no Quênia até 2005, quando a Peugeot interropeu a fabricação de kits de peças. A produção no Quénia foi de 27.000 unidades. O Egito tinha instalações próprias.

Configuração mecânica

O carro tinha tração traseira, com motores montados longitudinalmente,inclinado para trazer uma linha inferior da tampa para o estilo. Transmissão Manual ou Automática era oferecida. O sistema de suspensão composta de estrutura MacPherson e molas helicoidais na frente e com braços com molas semi-trailing ou molas helicoidais na traseira. As versões station wagon e picape estavam disponíveis com um eixo livre. O carro usava freios a disco na dianteira e freios á tambor ou disco na parte traseira, dependendo do modelo. A direção foi uma pinhão e cremalheira. Curso da suspensão enorme, e grande força, significava que o 504 foi adaptada às condições da estrada áspera, eo carro mostrou-se extremamente confiável em condições encontradas na África, Ásia, Austrália e assim por diante.

O Peugeot 504 foi amplamente disponível com motores a diesel e uma opção de transmissão automática, que foi uma combinação rara na época. Motores da gama incluiam o Indenor 1948 cc, 2112 cc, e um 2304 cc. O motor Indenor também foi usado no Peugeot 403, Peugeot 404, Peugeot 505, Peugeot 604, Peugeot J7, Peugeot J9 Peugeot P4, Ford Sierra, Ford Granada, Talbot Tagora, Mahindra Jeep, Leyland Daf 400, Cournil 4x4, UMM 4x4, UMM 4x4 Cournil, Scaldia-Volga montados na Bélgica e para a aplicação marinha.

Havia dois motores a gasolina disponíveis na Europa, um 1796 cc e 1971 cc. O último foi também está disponível com injeção de combustível Kugelfischer, que já foi disponível na primeira Peugeot 404. Caixas de velocidade eram o BA7, manual de quatro velocidades ou automática ZF de três velocidades. Mais tarde, a picape na Europa ganhou uma quinta marcha. Mercado de exportação de veículos tiveram variações diferentes disponíveis.
"in http://pt.wikipedia.org"

Nenhum comentário: